Skip to main content

Técnica que ficou bastante conhecida e que costuma gerar curiosidade, a acupuntura é uma boa aliada que pode ajudar a tratar diversas dores e problemas como asma, enxaqueca, sinusite e até sintomas de ansiedade e depressão. Esse método é muito usado mesmo em outros países, como nos Estados Unidos.

A acupuntura consiste na aplicação de finas agulhas em pontos estratégicos do corpo. Por meio dessas aplicações, terminações nervosas são estimuladas, acionando o cérebro e desencadeando efeitos no organismo, como ação anti-inflamatória e analgésica.

A indicação para a acupuntura é bastante variada, e ela pode ser usada para tratar diversos tipos de dores. A técnica pode melhorar, por exemplo, falta e alterações de sono, baixa imunidade e fadiga.

Os benefícios da acupuntura em pacientes com câncer

Pacientes com câncer, em especial, podem se beneficiar de efeitos positivos que podem ser obtidos com esse método. No hospital onde realizei treinamento, o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, que é uma das referências mundiais do tratamento de câncer, a técnica era utilizada e trazia diversos ganhos aos pacientes. Hoje, aplico meu aprendizado e constato essa melhora no dia a dia das pessoas que atendo.

Em geral, pacientes que enfrentam câncer relatam que a acupuntura ajudou a reduzir sintomas de náusea e vômito durante a quimioterapia, além de aliviar dores nas articulações em quem realizou tratamento para câncer de mama.

Pacientes que foram submetidos a transplante de Medula Óssea também notam melhora em relação a fadiga.

Apesar dos benefícios, cada caso deve ser avaliado individualmente e é preciso acompanhar se a acupuntura é mesmo um método indicado para o seu problema. Além disso, ela não deve ser o único tratamento realizado, e sim uma ferramenta aliada a outros procedimentos. Para saber se essa técnica pode ajudar no seu caso, o ideal é procurar orientação junto a um Fisiatra capacitado, que vai buscar os melhores métodos para potencializar sua qualidade de vida.

 

Leave a Reply