Quem já foi diagnosticado com algum tipo de câncer sabe como essa experiência transforma a vida. A primeira ideia é sobreviver à doença com todos os tratamentos disponíveis, fazendo o possível para reverter o quadro. Porém, após passar o choque inicial, surgem demais preocupações, como a retomada da rotina e a busca por uma vida o mais normal e saudável possível.

A prevenção e o avanço tecnológico na medicina tornam os tratamentos do câncer cada vez mais eficazes. Entretanto, a qualidade de vida durante e após o tratamento oncológico ainda é muito negligenciada. A Fisiatria e a reabilitação tem como amenizar efeitos deletérios do tratamento oncológico, e como recuperar a perda funcional ocorrida durante o tratamento. Assim, preservar, manter, desenvolver e restaurar a funcionalidade e participação são possíveis e necessários durante o tratamento oncológico.

Para proporcionar melhor qualidade de vida, realiza-se programas estruturados de maneira individual e de acordo com cada caso. Sendo assim, podemos partir desde um ciclo de atividades físicas e relaxamentos a medicações e infiltrações. Importante reforçar: a reabilitação pode e deve ser feita antes, durante e após o tratamento oncológico, sendo revisado a cada etapa dos tratamentos.

É importante entender o que o câncer e o tratamento fazem no seu corpo: o paciente pode ter incapacidades causadas pelo tumor ou ainda pela quimioterapia, radioterapia ou possíveis cirurgias. Entre os sintomas mais comuns ao tratamento estão a fadiga, a perda de apetite, dispneia, lesão medular, paralisias e dores crônicas.

Por isso, a reabilitação oncológica funciona como uma reconstrução do paciente como um todo, buscando a recuperação das funções perdidas. Como médico Fisiatra, atuo e ajudo estabelecendo objetivos a curto, médio e longo prazo. Assim, traçamos em conjunto estratégias para controle de sintomas e ganhos funcionais com o uso de medicações, procedimentos, prescrições de próteses ou órteses, e outras terapias.

O importante é focar no controle de sintomas, como a dor, e na melhora de desempenho em atividades básicas da sua rotina, como locomoção, higiene do sono, apetite, controle da fadiga e bom funcionamento dos aparelhos intestinal e urinário.

Temos algumas outras incapacidades que podem ser inclusive ajustadas da melhor forma possível, como a dor e perda de função do ombro em pacientes diagnosticadas com câncer de mama, ou então a perda de massa muscular em pacientes com câncer de próstata.

No âmbito geral, a quimioterapia pode causar perda de equilíbrio e formigamento em extremidades, e por isso a reabilitação pode auxiliar já desde o início do tratamento, concomitantemente.

A reabilitação envolve todo um trabalho voltado à recuperação dentro das possibilidades de cada um, adaptando, dando suporte, ensinando e prevenindo diferentes sintomas que possam surgir. Agende sua consulta aqui em meu site e vamos encontrar juntos a melhor maneira de fazer o seu tratamento.