Você já ouviu falar sobre Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação? Essa é a especialidade médica responsável pelo tratamento de diferentes doenças que são capazes de causar algum tipo de incapacidade, limitação física ou a perda de alguma habilidade.

A Fisiatria abrange diferentes tipos de incapacidades, desde um problema de dor nas costas até lesões graves como sequelas de um Acidente Vascular Cerebral, por exemplo. A assistência não se limita a idade: o médico fisiatra pode ter um papel importante no acompanhamento de crianças com problemas neurológicos ou outras incapacidades durante seu desenvolvimento neuropsicomotor.

Um dos principais objetivos do médico fisiatra é restabelecer as funções prejudicadas para que o paciente consiga atingir o melhor nível de independência possível. Por isso, sua atuação vai além do tratamento imediato, buscando uma reabilitação integral, com saúde e segurança.

Como a fisiatria pode ajudar no tratamento da dor?

Existem diversas abordagens no tratamento da dor, como a prescrição de medicamentos, prescrição de Terapias (ex: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, etc), sessões de fisioterapia, tratamento com uso de calor ou de frio, bloqueios neuromusculares, infiltrações, aplicações de Toxina Botulínica, procedimentos guiados por ultrassom, acupuntura, entre outros. O primeiro passo antes de realizar qualquer tratamento é uma avaliação para descobrir as causas da dor. Apenas depois disso o médico fisiatra poderá desenvolver um plano de tratamento adequado que controle e reduza os sintomas causados.

Reabilitação Oncológica

Uma das minhas áreas de atuação é a reabilitação oncológica, onde presto assistência a pacientes em tratamento de diversos tipos de câncer. Em cada um deles, há necessidades e cuidados diferentes. Por exemplo, mulheres que realizaram mastectomias podem sentir dores no ombro ou no membro superior. Já alguns casos de câncer de próstata podem necessitar de um trabalho com exercícios físicos para ganho de massa muscular.

Esses são alguns dos exemplos da atuação do médico fisiatra na reabilitação oncológica, mas há um grande leque de opções. O objetivo do tratamento é a redução dos sintomas e uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente.