A lesão medular ocorre quando a medula espinhal do corpo é danificada. O problema pode causar paralisia, temporária ou permanente dos músculos, dos membros do corpo, além de outras alterações no organismo como por exemplo a dificuldade de controlar o intestino ou bexiga. Essas lesões têm diversas causas: como acidentes de trânsito, prática de alguns esportes, quedas, traumas, devido a complicações de hérnias de disco ou mesmo devido a tumores.
As sequelas deixadas pela lesão medular variam conforme o local, o tipo e a intensidade da lesão. Entre os problemas que podem surgir estão a redução na capacidade de controlar a função urinária e intestinal, por exemplo. Assim, o paciente acaba perdendo a sensibilidade e o controle sobre o momento de fazer suas necessidades.
O problema também pode causar alterações na circulação sanguínea e no sistema respiratório, espasticidade (condição que causa o aumento involuntário de contrações musculares), fraqueza, feridas na pele. A lesão também pode causar dificuldade para realizar atividades básicas do dia a dia, comer, vestir-se, realizar cuidados pessoais, segurar objetos e andar.
A Fisiatria pode ajudar a reduzir dores e desconfortos causados pela lesão medular, além de ajudar nos diversos sintomas listados acima. Essa especialidade é uma das áreas mais abrangentes da medicina e foca sua atuação justamente no tratamento de doenças que causam algum tipo de incapacidade, limitação e dor. Além de tratar o problema, o Fisiatra irá também avaliar as alternativas e ferramentas disponíveis para restabelecer todas as funções daquela pessoa, proporcionando a rotina mais adaptada possível ao paciente e potencializando sua qualidade de vida.
Se você teve lesão medular ou conhece alguém que passou pelo problema, lembre-se que o médico Fisiatra pode orientar sobre como lidar com os efeitos da melhor forma.