Alterações pélvicas são muito comuns em pacientes com câncer acometendo essa região, especialmente quando submetidos a cirurgia ou radioterapia local. Essas alterações são bem frequentes em casos de câncer de próstata, endométrio e ovário.
As queixas podem incluir dor pélvica, incontinência urinária/fecal, impotência. É comum também a presença de dor durante a atividade sexual. Outras causas de alterações pélvicas são as lesões neurológicas, sejam pelo câncer ou por seu tratamento.
Na maior parte desses casos, o Fisiatra tem papel importante na reabilitação intestinal e urinária, devido a nossa grande experiência com pacientes com lesão medular. Nos casos de doença pélvica com grande presença de fibrose e prolapsos genitais, é importante que um uroginecologista/ urologista também acompanhe o caso.
O tratamento desses casos depende de cada caso. A maior parte dos casos irá necessitar de um Fisioterapeuta especializado em reabilitação pélvica para mobilização de tecido cicatricial, liberação miofascial, e exercícios específicos para a região. A depender das alterações, incluir um Psicólogo/Psicoterapeuta com formação em Sexualidade é bastante benéfico nesses casos.